12 Fev
Venha visitar Trindade, a Capital da Fé de Goiás
Escrito por Super User

Trindade, cidade localizada na região metropolitana de Goiânia, capital de Goiás, no Brasil, é também conhecida como a Capital da Fé de Goiás e nasceu pela devoção ao Divino Pai Eterno.

A cada ano que passa, a cidade recebe uma maior quantidade de romeiros, vindos de todo o Brasil e até do exterior. Por essa razão, o turismo religioso se destaca tanto na época da tradicional Festa do Divino Pai Eterno, realizada anualmente, como também durante todo o ano.

trindade capital da feCentenas de caravanas de devotos chegam à cidade para conhecer as igrejas, principais pontos de peregrinação, e sentir de perto o amor do Divino Pai Eterno. A analista do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Andréa Carneiro, faz uma avaliação positiva deste crescimento: “O turismo religioso em Trindade, num cenário nacional, tem crescido bastante. É um público que vem cada vez mais gerando emprego em vários municípios, e Trindade tem uma boa parcela nisso”.

A devoção é muito antiga e se expandiu através dos meios de comunicação, com o trabalho de evangelização da Associação Filhos do Pai Eterno (Afipe), mais e mais pessoas passaram a conhecer, a participar e querer visitar a Capital da Fé de Goiás. Por isso, a cidade busca se estruturar cada vez mais. De acordo com o Superior Provincial dos Redentoristas de Goiás e presidente-fundador da Afipe, Pe. Robson de Oliveira, existem ainda muitos desafios a enfrentar. Mas, a Igreja também tem trabalhado na melhoria do acolhimento aos romeiros: “Por isso, iniciamos a construção da Nova Casa do Pai, que será bem maior que o atual Santuário, e comportará os romeiros com mais conforto”.

 

Pontos de peregrinação

Na época da Romaria do Divino Pai Eterno, que começa no último fim de semana de junho e vai até o primeiro domingo de julho, Trindade recebe cerca de 2,5 milhões de pessoas. Em 2015, passaram pela cidade cerca de 2,8 milhões de romeiros.

peregrinacao trindadePara receber tantos fiéis peregrinos, há uma grande preocupação em acolhê-los da melhor forma possível. Além de mais de 100 hotéis e pousadas, a cidade conta com os tradicionais pontos de peregrinação, locais que recebem a visita de quem quer conhecer a história da Capital da Fé de Goiás.

O ponto mais conhecido e visitado da cidade é o Santuário Basílica do Divino Pai Eterno. Quem chega a Trindade pode avistar facilmente o Santuário. A Basílica, que é a única no mundo dedicada ao Divino Pai Eterno, chama a atenção pela beleza, tanto por fora, quanto por dentro. Os vitrais atraem a atenção e, ao mesmo tempo, evangelizam. Do lado de fora do Santuário, a Gruta Nossa Senhora de Lourdes atrai muita gente. Os romeiros que passam no local aproveitam para registrar o momento com fotos e deixar como recordação, além de rezar.

Saindo do Santuário Basílica, passando pela Avenida Constantino Xavier, é possível conhecer a Via-Sacra de Trindade. São 14 estações ao longo da rua. As estátuas, em tamanho natural, retratam a paixão, morte e ressurreição de Jesus Cristo.

via sacra trindadeA Via-Sacra fica no caminho entre a Basílica e a Igreja do Santíssimo Redentor, também conhecida como Igreja Pe. Pelágio, por abrigar os restos mortais do Missionário Redentorista que marcou a história da cidade. Da igreja, é possível ter uma boa vista da cidade, inclusive do Santuário Basílica e da obra da Nova Casa do Pai, que é outro ponto de peregrinação, onde os devotos podem ver de perto e rezar pela construção do Novo Santuário, basta visitar a capela, ao lado do Cruzeiro. O local recebe visitação constante.

Próximo à capela, está a Vila São Cottolengo, uma das mais tradicionais obras sociais da região Centro-Oeste do Brasil. Muitos romeiros que visitam o local acabam voltando sempre. Na mesma rua, mais um local de visitação religiosa: o Carmelo da Santíssima Trindade, onde moram as Irmãs Carmelitas, que vivem em clausura e oração. É um ambiente ideal para quem busca paz e reflexão.

Quem quiser ficar mais próximo da história da devoção, pode passar pelas margens do Córrego Barro Preto, onde o casal, Constantino Xavier e Ana Rosa, por volta de 1840, encontrou o Medalhão com a Imagem da Santíssima Trindade coroando a Virgem Maria. Foi nesse local que começou a maior saga de fé e devoção do Brasil central. Para terminar o roteiro turístico de devoção, não poderia faltar o primeiro Santuário dedicado ao Divino Pai Eterno: a centenária Igreja Matriz de Trindade, construída em 1912.

 

Fonte: Afipe

Voltar ao Topo

Reservas On-line (62) 9 9900-0611