O Carmelo de Trindade é o primeiro no estado de Goiás. O local é destinado às irmãs carmelitas que permanecem na clausura e praticam a oração. Depois que entraram para a parte de convivência, somente o bispo, padres em casos especiais e profissionais de funções específicas ou socorristas podem entrar.
A Ordem dos Carmelitas Descalços é um ramo da Ordem do Carmo, formado em 1593, que resulta de uma reforma feita ao carisma carmelita elaborada por Santa Teresa de Ávila e São João da Cruz. Esse ramo divide-se em três diferentes tipos de família carmelita: os padres ou frades, as freiras de clausura e os leigos.
O Carmelo da Santíssima Trindade surgiu a partir do anseio de Dom Antônio Ribeiro de Oliveira, arcebispo emérito de Goiânia, que tomou as providências necessárias para a fundação do Carmelo em terras goianas.
Inaugurado em junho de 2009, destina-se às Irmãs Carmelitas Descalços, que vivem em clausura na prática da oração.
O local é formado por um pátio externo com fonte de água, capela pública e locutórios - por onde se pode conversar com as Irmãs, divididos por grades para que a população e familiares possam conversar com as irmãs carmelitas. Elas são de oito estados diferentes, que totalizam quatro regiões do Brasil. Ao todo são nove irmãs.
O ambiente de tranquilidade é ideal para quem busca momentos de reflexão.
No Carmelo, elas se dedicam a orar diariamente pelas intenções dos devotos do Divino Pai Eterno.
Estrutura
Para quem quiser visitar o local, o Carmelo é formado por um pátio externo onde tem uma fonte de água; capela pública; na portaria externa; e três locutórios, por onde romeiros e familiares podem conversar, rezar e receber orientação espiritual das Irmãs Carmelitas.
Visite o site: http://carmelotrindadegoias.com.br/
Endereço: Rua Gabriel Alves de Carvalho, nº 875, Bairro Santuário. Trindade – GO
Horário de atendimento: Todos os dias das 9h15 às 10h30 e das 15h15 às 16h15 (Exceto no 2º domingo de cada mês, quando não há atendimento ao público)
Fonte: AFIPE. Governo de Trindade.