03 Mar
Afipe apoia Obras Sociais
Acessos: 1002

O quadro Em Nome da Vida, exibido no Programa Pai Eterno mostrou como é o funcionamento de três das obras sociais apoiadas pela Associação Filhos do Pai Eterno (Afipe).

A Vila São Cottolengo, Casa Talitha Kum, Escola Família Agrícola de Uirapuru (Efau) oferecem diversos serviços que contribuem para a qualidade de vida de muitas pessoas.

obras sociais afipeNa Vila São Cottolengo, a rotina é intensa e de muita atividade. E, segundo a fisioterapeuta Solyane Gonçalves é isso que colabora para o desenvolvimento de cada paciente. “Eles são atendidos com diversas atividade que envolvem treino de coordenação motora, de marcha, atividades com membros superiores para melhorar força, agilidade, flexibilidade, manter a agilidade das articulações e integridade dos tecidos”, disse.

Fundada em 1951, a Vila São José Bento Cottolengo é hoje referência em reabilitação física, auditiva e intelectual no Centro Oeste Brasileiro. Atualmente, o local abriga 365 internos, que recebem diversos tipos de atendimento. “Eles recebem todo o acompanhamento psicológico, psiquiátrico e de saúde. Além disso, temos vários outros serviços na área de saúde”, ressaltou o diretor administrativo da Vila, Pe. Éverson de Faria Mello.

A instituição é filantrópica e conta com o apoio da Afipe. A Vila é um lugar cheio de sorriso, em que a alegria é presença constante. “Aqui a gente tem tudo que precisamos”, declarou o interno Diogo Ferreira. Já João Batista, também interno, disse que morar na Vila é uma alegria enorme: “É uma convivência com amigos”.

Além de cuidar dos pacientes internos, a Vila São José Bento Cottolengo ainda realiza 2,4 mil atendimentos diários ambulatoriais e educacionais.

 

Cuidado e carinho às meninas

Em Goiânia (GO), tem outra importante Obra Social apoiada pelos filhos do Pai Eterno. É a Casa Talitha Kum. A instituição, que existe há 16 anos e recebe meninas entre 10 e 18 anos, tem como objetivo promover essas vidas. O próprio nome já fala tudo: Talitha Kum, que quer dizer “Levanta-te menina!”.

A maioria das meninas que chega aqui passou por sérios problemas como uso de drogas, abusos, delitos e situação de rua. O acolhimento da casa significa uma nova chance, um recomeço no caminho da esperança. São várias atividades todos os dias.

A Congregação Redentorista está no projeto desde a fundação. Mais tarde a Afipe também passou a ajudar. “Passou a manter a casa e dar continuidade ao projeto. Sem essa ajuda da Afipe, eu posso dizer que hoje nós não teríamos mais esse projeto. Então, para nós é uma graça de Deus ter a Afipe conosco”, pontuou a diretora da Casa, Ir. Silvana de Sena Melo.

 

Educação e Trabalho

A 336 km distância de Goiânia, em Uirapuru, no norte goiano, funciona a Escola Família Agrícola de Uirapuru (Efau). A Obra Social já se tornou uma referência na região, e é a oportunidade que as famílias têm de educar e preparar os jovens para o trabalho no campo. No local eles cursam o Ensino Médio junto ao curso técnico em Agropecuária. A escola também conta com o total apoio dos redentoristas e da Afipe.

 

Fonte: Afipe

 

Voltar ao Topo

Reservas On-line (62) 9 9900-0611