31 Jul
Divina Arte: berrante é tradição na Romaria do Divino Pai Eterno
Acessos: 825

O berrante é um instrumento de sopro e faz parte da história de tradição e fé do Divino Pai Eterno. O som nos remete às origens rurais do povo simples que viajava até a casa de Constantino e Ana Rosa para agradecer ao Pai Eterno. Ao ser tocado, o berrante reúne a boiada para seguir em Romaria. Este assunto foi destaque no Programa Pai Eterno desta sexta-feira, 29.

divina arte A artesã Solange Macedo, a Sol do Berrante, de Anápolis (GO), é a personagem do quadro Divina Arte desta semana. “Pegava o chifre e vinha com o caco de vidro para ir lapidando. Essa vontade foi despertada em mim por causa do meu avô que já fabricava. Eu faço berrantes já há 25 anos. Além das raízes na minha família, é tudo para mim. É algo prazeroso. Amo berrantes”, disse.

Sobre o trabalho realizado manualmente, Solange dá mais detalhes: “Tem que escolher uma boca maior, porque é ela quem define o tamanho do berrante. Se for um berrante grande, tem que ser um chifre grande”. E continua: “Para eu pegar o chifre cru e fazer dele uma peça linda, é um trabalho difícil, mas muito gratificante. Não podemos deixar de cultivar essa cultura nunca. O berrante é feito há mais de 300 anos.”

O trabalho artesanal é realizado com muita fé. “Nas Festas de Trindade, com a cultura dos carros de boi, dos caveleiros me sinto incentivada. A fé é muito grande. Viva o Divino Pai Eterno!”

 

Fonte: Afipe

Voltar ao Topo

Reservas On-line (62) 9 9900-0611