18 Ago
Vida Consagrada: a resposta ao chamado de Deus
Acessos: 1216

Vida Consagrada é o nome que a Igreja Católica dá a quem doa parte do seu tempo para o serviço de evangelização. O fundamento desta vocação está na relação que Jesus estabeleceu com alguns de seus discípulos, quando os convidou a colocar a vida a serviço de Deus. O tema foi destaque no quadro Fique Por Dentro, exibido no Programa Pai Eterno desta quarta-feira, 17.

De acordo com Pe. José Luiz da Silva, formador do Seminário Santa Cruz, a vida consagrada é uma forma de responder um chamado de Deus. “As pessoas sentem o chamado. Desse modo, na vida consagrada, elas são chamadas a viver o segmento de Cristo obediente, pobre e casto”, explicou.

O padre formador explicou ainda sobre a diferença entre a vocação da vida consagrada e da vida sacerdotal: “Nós falamos que elas se relacionam. A diferença básica está exatamente na profissão de fé. Na vida consagrada, aqueles membros de um instituto fazem os votos de obediência, pobreza e castidade. Desse modo, na vida sacerdotal, eles fazem as promessas, eles prometem ao bispo fidelidade à igreja, mas tanto a vida sacerdotal e a vida consagrada são respostas ao chamado de Deus para viver a radicalidade do Evangelho no segmento de Jesus Cristo. Para poder seguir a vida consagrada, o jovem, o rapaz e a moça, precisam procurar essas instituições, ou seja, uma congregação, um instituto ou uma comunidade de vida. Assim eles poderão fazer um acompanhamento vocacional para poder trabalhar a sua vocação. Lembrando sempre que para seguir a vocação à vida consagrada é preciso saber se o jovem tem o carisma próprio daquela consagração, daquele instituto para poder responder o chamado de Deus”, pontuou Pe. José Luiz.

 

Fonte: paieterno.com

 

 

Voltar ao Topo

Reservas On-line (62) 9 9900-0611