08 Fev
As demoras de Deus e o nosso imediatismo
Acessos: 4074

Dias atrás tive um problema na entrega de um produto comprado na Internet. Entrei no SAC (Serviço de Atendimento ao Consumidor) da empresa e fiz minha reclamação. Pediram pra esperar cinco dias úteis… considerei isso uma eternidade! Depois desse tempo, sem conseguir resolver meu problema me pediram mais cinco dias! Achei toda aquela espera um absurdo e me levou a refletir de como transferimos as nossas impaciências cotidianas para a vida de oração pessoal.

tempo-deusEntre as minhas angústias estão as demoras de Deus, sem dúvidas. Sabemos que Ele sabe o que é melhor para nós, o tempo certo, o projeto de vida ideal, e isso você já está cansado de ouvir. Mas, veja, será que estamos tratando a oração pessoal como um SAC, onde expomos a nossa reclamação ou pedido e queremos ser atendidos, assim, “na lata”, no instante? Será que estamos nos comportando como uma criança mimada que faz birra por um brinquedo?

A nossa natureza impaciente, ansiosa e apressada quer que tudo seja feito segundo a “nossa” vontade e transferimos isso para Deus. Queremos a cura pra agora, encontrar a pessoa certa no virar da esquina, passar na faculdade no primeiro vestibular, conseguir o emprego na primeira entrevista. Quando Deus “frustra” as nossas expectativas nos revoltamos, oramos com petulância, esbravejamos…

O motivo será sempre um mistério, mas com certeza terá um objetivo maior: a salvação da alma. Cabe a nós aceitá-las como nos ensinou o Eclesiástico 2, 3: “Sofre as demoras de Deus; dedica-te a Deus, espera com paciência, a fim de que no derradeiro momento tua vida se enriqueça.”

Por mais que o nosso desejo seja o “agora”, suportar essas demoras nos faz crescer na fé e na perseverança. Há vários exemplos na Bíblia, vou citar alguns: Isabel era estéril, esperou no Senhor e concebeu João Batista na velhice; Moisés vagou pelo deserto por 40 anos até encontrar a terra que lhe fora prometida; Davi foi ungido rei ainda menino, mas assumiu o trono apenas aos trinta anos de idade. Todos confiaram e não desistiram.

Depois desses exemplos pode até bater um desespero: Vou ter que esperar TUDO isso para que Deus faça a Sua graça na minha vida?! Eu não agüento mais. Olha… Vou falar a mesma coisa que digo aos que me pedem uma palavra amiga em tempos de aflição. Deus demora, mas não decepciona. Quanto mais confiamos, mais Deus age na nossa vida. Ânimo! Existe o tempo certo para cada coisa debaixo do céu (Ecl 3,1).

Em todos os exemplos de espera no Senhor na Bíblia ou na vida dos Santos uma coisa é certa: Deus sempre cumpre o que promete e dá muito mais do que foi pedido. O que tanto tem afligido o seu coração e que você tem entregado na oração, Deus já está provendo. Deixo uma passagem para reflexão e que ela sirva de conforto nos dias mais impacientes.

“E eu vos digo: pedi, e dar-se-vos-á; buscai, e achareis; batei, e abrir-se-vos-á. Pois todo aquele que pede, recebe; aquele que procura, acha; e ao que bater, se lhe abrirá. Se um filho pedir um pão, qual o pai entre vós que lhe dará uma pedra? Se ele pedir um peixe, acaso lhe dará uma serpente? Ou se lhe pedir um ovo, dar-lhe-á porventura um escorpião? Se vós, pois, sendo maus, sabeis dar boas coisas a vossos filhos, quanto mais vosso Pai celestial dará o Espírito Santo aos que lho pedirem.” (Lucas 11, 9-13)

Estaremos unidos em oração e na espera!

 

Fonte: Via Lumina

Voltar ao Topo

Reservas On-line (62) 9 9900-0611