23 Mar
Igreja Matriz: um dos principais pontos de peregrinação em Trindade
Acessos: 964

Praça da Igreja Matriz, o Santuário Velho. A movimentação no local é constante. Além de receber os romeiros do Divino Pai Eterno, a igreja é sede da paróquia da cidade e tem um ar interiorano, o que conserva tradições do povo goiano.

igreja-matriz

No centro da praça, o cruzeiro imponente serve de referência. Dentro da igreja, as celebrações sempre com grande número de pessoas. O Santuário é acolhedor, e de uma beleza que não passa despercebida. 

O Santuário Velho, primeira Casa do Pai construída em Trindade, foi inaugurado em 1912. A igreja foi levantada sob a direção do Missionário Redentorista Pe. Antão Jorge Hakcenbauer. Como os recursos eram escassos naquela época, a Igreja Matriz foi toda construída em adobe – uma espécie de tijolo rústico, feito da mistura de barro e palha de arroz. Em 2012, quando completou 100 anos, o Santuário foi reconhecido como patrimônio cultural do Brasil pelo Iphan. Passou por restauração, e é este tesouro que conta a história de fé do povo do Brasil Central.

Para alguns moradores antigos de Trindade, como o aposentado Manoel Paulo Alves, a história da própria vida passa pelo Santuário Velho. O pai dele ajudou na construção, e sempre esteve com a família no local.  “Meu pai estava com 16 anos e eles eram seis para lavrar essa madeira. Gastaram um ano e meio para isso. Essa madeira, depois de lavrada foi buscada perto da nossa fazenda, ficou cinco anos no depósito, pois não tinha dinheiro para fazer. Era só no lombo dos animais, cargueiro e depois, quando eu estava com dez anos, que começaram a arrumar a Igreja e começou a Romaria e eu festejo todos os anos”, disse.

A aposentada Ruth de Jesus Fernandes contou o que sentiu ao visitar a igreja. “Uma paz muito grande aqui dentro. Renovei a fé, estou emocionada por isso”, afirmou. O esposo Ronaldo Fernandes completou dizendo que realizou seu desejo: “Eu sempre tive vontade de vir aqui”.

 

Fonte: Afipe

Voltar ao Topo

Reservas On-line (62) 9 9900-0611