24 Mai
Romaria do Divino Pai Eterno 2017 é lançada em Trindade
Acessos: 752

A Romaria do Divino Pai Eterno 2017 foi lançada na manhã desta terça-feira, 23, durante coletiva de imprensa com reitor do Santuário Basílica de Trindade (GO), Pe. Edinisio Pereira.

No Cineteatro Afipe, o Missionário Redentorista falou sobre o tema deste ano “Maria: serva humilde fiel ao Pai Eterno”, bem como citou detalhes da programação prevista entre os dias 23 e junho e 2 de julho.

A Igreja Católica celebra o Ano Mariano em 2017, o que inspirou a escolha do tema, conforme explicou Pe. Edinisio: “Tendo em vista o ano que vivemos, os 300 anos do achado da Imagem de Nossa Senhora Aparecida e também os 100 anos de Fátima, nós quisemos dar esse caráter bastante mariano para a Festa de Trindade, embora lembrando que a Festa é dirigida ao Pai Eterno, de onde vem a primazia da vida, de todas as coisas.

romaria-trindadeEntão, falar de Maria é lembrar esse contexto da pessoa humana, de Deus que convida, escolhe, capacita e conta com cada um de nós para que sejamos colaboradores Dele na obra da redenção. Ele quis contar com uma mulher, Maria, de onde veio um homem para auxiliá-lo, vindo Dele mesmo, o filho, Jesus Cristo. E ‘serva humilde’, olhamos para o centro da Teologia Mariana. O servidor é aquele que sabe o que patrão faz. Então, neste contexto até o próprio Jesus diz: ‘Não os chamo mais de servos, vos chamo de amigos’, mas Maria é aquela que se coloca em prontidão após ouvir o chamado de Deus feito a ela através do anjo. Ela se coloca em questionamento do mesmo modo que nós seres humanos sentimos no nosso coração as inquietações quando Deus nos chama à uma vocação ou função específica, mas o sim de Maria nos traz a redenção, a vida”.

Uma novidade anunciada pelo reitor foi a disponibilização do texto da Novena em Louvor ao Divino Pai Eterno aos romeiros. “Diferente dos anos anteriores, o texto estará juntamente com o Livro de Cânticos. Quem adquirir o livro poderá acompanhar. Tanto quem estiver presente aqui na Romaria, tanto os que nos acompanharem através dos meios de comunicação. Acreditamos que isso fará uma diferença muito grande na participação do romeiro, do devoto do Pai Eterno durante os nove dias de novena”, ressaltou o padre.

Outro tema abordado foi a participação da Juventude Missionária Redentorista durante os dez dias da Festa. “Sob a coordenação do Pe. Fábio Pascoal, os jovens terão presença mais efetiva na Romaria de 2017. No ano passado eles já estiveram, e neste ano estarão mais intensamente, pelo fato de que a juventude está sofrendo todas as influências da modernidade, tanto as positivas quanto as negativas, e a gente quer ressaltar a participação do jovem, ele como sendo um atuante deste processo de colaboração para que a vida aconteça e seja protegida, defendida em todas as suas dimensões, desde o nascer ao morrer de forma natural”, pontuou Pe. Edinisio.

Além da programação com alvorada festiva, as missas de hora em hora, novenas, reza do terço e as tradicionais romarias dos militares, da arquidiocese, juventude, desfile dos carros de boi, cavaleiros e muladeiros, durante a Romaria 2017, o Cineteatro Afipe também será uma atração. Com início das atividades na Romaria do ano passado, o espaço dedicado à cultura, evangelização e entretenimento celebrará o primeiro ano de abertura e espera receber novamente os romeiros do Pai Eterno com uma programação especial. “Serão exibidos filmes, e programações diferenciadas de forma gratuita. Então, queremos dar esse caráter evangelizador como sempre é o objetivo do Cineteatro e o romeiro poderá participar de tudo que vamos oferecer”, comentou o reitor do Santuário.

No ano passado, de acordo com o Corpo de Bombeiros e a Polícia Militar, cerca de 2,5 milhões de romeiros estiveram em Trindade durante os dez dias de Festa. “Não temos o desejo de bater recorde, mas todas as instituições que estão envolvidas na organização da Festa estão se preparando, estão mobilizadas para acolhermos o maior número de romeiros da melhor maneira possível”, concluiu o padre.

 

 

Fonte: Afipe

Voltar ao Topo

Reservas On-line (62) 9 9900-0611