28 Ago
Unidade móvel ensina costureiras a fazerem perucas
Acessos: 853

Enfrentar um câncer não é tarefa fácil. A doença é pesada e no tratamento muitas vezes as pessoas perdem os cabelos e a autoestima acaba ficando abalada.

Por isso, uma ONG que trabalha na prevenção e conscientização ao câncer de mama resolveu criar um projeto para ensinar costureiras a fazer perucas. A ideia reuniu grandes empresas. Hoje, eles têm uma unidade escola móvel que roda o Brasil levando o curso.

costureiras-perucasA Andrea Santos é voluntária e ensina o que aprendeu anos atrás com a avó. Segundo ela, foi o que decidiu fazer para ajudar quem passa por esse problema. “Em montei um processo pedagógico para ensinar de uma forma fácil. Então, nós montamos uma forma de treinar no tecido as linhas que serão passadas no cabelo e através dessa montagem no tecido, elas  pegam a prática”, disse.

A Suelen Guimarães de Sousa, corretora de seguros, descobriu um câncer de mama em junho. Ela está em tratamento, ficou sabendo do projeto e veio buscar uma peruca. Tiraram a medida dela, e emprestaram uma. Logo ela poderá buscar a nova. “Eu acho que é um projeto muito lindo. Eu até pedi para o meu irmão vir conferir se era realmente verdade. Ele me ligou, falando que era verdade mesmo e eu vim aqui. Achei o projeto lindo”, contou.

Parece algo muito simples, mas para quem vive uma fase difícil como essa faz uma grande diferença.  “Isso faz parte da beleza da mulher. Então, isso é muito importante”, afirmou Suelen Guimarães de Sousa.

No total, o projeto fica 22 dias em Goiânia. Ao término, 20 pessoas estarão prontas para continuar costurando perucas. E só quem passou por algo parecido para saber o que é esse desafio. É o caso da costureira Salete de Souza que teve câncer há muitos anos e, hoje, está aqui aprendendo para poder ajudar também. “Você ver o sorriso de uma pessoa quando ela sai daqui e começa a se levantar. Ela sai daqui, coloca a peruca e começa a ser como era antes, já é uma alegria”, ressaltou.

 

Fonte: Afipe

Voltar ao Topo

Reservas On-line (62) 9 9900-0611